CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

FAB participa de feira de drones em São Paulo

Departamento terá palestrantes e estande para atender ao público no DroneSHOW 2023, que acontece de 09 a 11/05
Publicada em: 11/05/2023 14:44
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Controle do espaço Aéreo (DECEA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por regulamentar o acesso ao espaço aéreo por drones no Brasil, participa, de 09 a 11/05, do DroneSHOW 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca (SP).  O evento reúne representantes da indústria, órgãos reguladores e pilotos de aeronaves não tripuladas. Especialistas do DECEA realizarão palestras e haverá um estande do Departamento para tirar dúvidas do público sobre normas, sobre o sistema de solicitação de voo, o SARPAS, e diversos outros assuntos.

Uma das palestras é a do Capitão Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada do DECEA, sobre “Aprimoramento do Controle do Espaço Aéreo”, abordando a função do Departamento na regulamentação dos drones no país, além das principais mudanças previstas e seus benefícios aos pilotos remotos.    

“Essas informações são importantes para que o usuário possa diferenciar a função de cada agência reguladora que trata do assunto. Também vou compartilhar com o público como foi construída a regulamentação até os dias de hoje e alguns detalhes sobre as mudanças que ocorrerão através da publicação da nova ICA 100-40”, explicou o Oficial.

A “Evolução do Projeto UAM do DECEA e expectativas para os próximos anos” é o tema abordado no evento pelo Capitão Robson Batista Cunha dos Santos, Assessor da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS). Na pauta, estão os esforços do Departamento no projeto de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) e seu potencial transformador para o futuro, permitindo novas possibilidades e aprimorando a eficiência e produtividade do transporte aéreo e de outras atividades correlatas de modo sustentável.

Fórum eVTOL

Pela primeira vez, o evento trará para debate a electric vertical take-­off and landing (eVTOL) - do inglês, aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica -, que tem se popularizado como “carro voador”, “táxi aéreo” ou “helicóptero elétrico”. O fórum terá como mediador o gerente do projeto UAM do DECEA, Capitão Marcio André da Silva, e vai tratar dos desafios e oportunidades dessa tecnologia. O Oficial também vai realizar, às 9h do dia 10/05, uma apresentação sobre “eVTOL na Mobilidade Aérea Avançada”.

Sobre o DECEA

O DECEA é uma Organização Militar, subordinada à FAB e ao Ministério da Defesa (MD), que tem a missão de prover a fluidez e a segurança dos voos no País. Em outras palavras, é a instituição que garante que milhares de passageiros realizem viagens aéreas seguras até seus destinos. O DECEA também é responsável pela autorização dos voos de drones e por criar as legislações, normas e procedimentos que visam a segurança de todos os envolvidos.

Sobre o DroneSHOW

O evento oferece cursos, seminários, fóruns e uma feira de tecnologia, apresentando soluções para mapeamento, inspeções e pulverização com drones, entre outras aplicações nas áreas de Agricultura, Florestal, Ambiental, Cidades Inteligentes, Logística, Delivery, Defesa, Energia, Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Mineração, Óleo & Gás, Segurança, entre outras.

Fotos: Fabio Maciel (DECEA)